É com muito orgulho que estreio uma das categorias do blog que provavelmente será uma das minhas favoritas: Escrita Rupestre! Aqui o objetivo é falar sobre livros, HQs e qualquer outro material literário.
Pra começar com chave de ouro, curiosamente, não falaremos de uma obra específica, mas sim sobre a leitura em si! Desde pequeno fui incentivado na leitura pelos meus pais, e na escola eu adorava escrever redações, então nunca tive problema com textos. Por outro lado, muita gente já me disse ter dificuldade em se concentrar e terminar uma leitura, mesmo de livros curtinhos.
Sem problema! Leitura é um hábito, e por isso resolvi trazer algumas dicas pra você que quer iniciar nessa aventura por mundos diferentes e experiências únicas. Essas dicas também são pra você que ama ler, mas não tem tempo pra absolutamente nada (vou te mostrar que tem tempo sim haha). Lembrando que a leitura não é somente uma forma de entretenimento, mas também pode ser uma excelente forma de capacitação. Bora pras dicas!
1. ENTENDA SEU CENÁRIO
Esse é um início extremamente importante. Para não se frustrar e julgar que "leitura não funciona comigo", é necessário entender como funciona o seu estilo de vida. Por exemplo, se você puder ler num lugar calmo e silencioso, show! Esse é o melhor cenário pra se concentrar. Alguns preferem ler escutando música, bacana! Se você não tem esse lugar, a segunda opção já pode ser atraente. Prepare uma música instrumental legal e deixe tocando no fone de ouvido pra que você se concentre mais. É uma questão de testes pra ver o que funciona contigo, mas sempre sabendo que esse "ambiente" pode influenciar.
2. ENTENDA SEU ESTILO
Nada melhor, pelo menos pra começar, do que ler sobre o que a gente gosta. Dando um exemplo básico, se você não se considera religioso ou minimamente cristão, não vale a pena começar a leitura pela Bíblia, certo? Escolha um tema que te atraia, pesquise bastante e comece por algo não muito desafiador. Sugiro começar por livros mais curtos ou HQs curtas.
3. DIGITAL OU FÍSICO
Falando sobre estilo, a questão do título acima é bem polêmica. Existem pessoas que simplesmente abominam a leitura digital, e eu entendo que nem todos possam gostar, mas é válido pensar na flexibilidade que ela oferece: não pesa na mochila; muitas vezes é mais barata que um livro físico; dá pra ler de pé, sentado, tanto faz; pode ser lida no notebook, celular, kindle, etc. Eu tenho variações. Alguns livros, e principalmente HQ (tirando aquelas que são caríssimas, né Sandman), eu gosto de ter físico pra colocar post-it separador, um hábito que adquiri para marcar minhas partes favoritas. Outros eu tenho digital e gosto de grifar com o Adobe Reader as partes importantes, como as apostilas da faculdade. Vale a pena refletir o que é melhor pra você!
4. ENTENDA SEU TEMPO
Mais uma vez, pra ler temos que entender nosso momento. Uma pergunta interessante pra se fazer é: quanto tempo eu irei destinar para minha leitura? Lembre-se de que o transporte público pode ser um excelente local pra leitura (com fones, porque com os vendedores gritando pode ser difícil), e ainda estará otimizando seu tempo. Importante lembrar também de que 15 minutos ainda é tempo! Quanto menos tempo dedicar, mais tempo levará pra finalizar o livro, mas sem problema. Qualquer tempo dedicado é um tempo valioso.
5. PLANEJAMENTO
Aqui é aquela etapa que vai te salvar, definitivamente, da frustração. Já escolheu seu livro bem bacana e do tema que gosta? Entendeu seu estilo e se será digital ou físico? Já sabe seu tempo disponível? Leitura em mãos, é hora de planejar.
Algumas pessoas já pulam para as metas: vou ler 50 páginas por dia. O que elas não lembram é que os livros são diferentes. Alguns tem imagens, outros não tem nenhuma imagem, outros tem páginas lotadas de palavras, enquanto outros tem frases bem espaçadas. Eu não recomendo ir de cara numa meta de páginas, irei oferecer uma dica que funciona muito bem comigo.
Dentro do seu tempo útil para leitura, inicie a leitura. Sem meta? Sem meta. Veja quantas páginas você consegue ler tranquilamente. Pra quem está começando, leia no seu tempo! Não adianta ir correndo, você precisa entender o que está acontecendo. Digamos que eu tenha um livro de 200 páginas, e em 1h (tempo diário separado por mim), consegui ler 20 páginas.
Não está seguro de que serão 20 páginas diárias e quer ler mais um dia pra confirmar? Sem problema. Faça o caminho de novo.
Definidas as páginas diárias, é muito simples! Basta dividir o número total de páginas pelas páginas diárias, e você terá o total de dias dessa leitura. Nesse caso:
200 páginas totais / 20 páginas por dia = 10 dias. E aí estaremos prontos para a próxima dica.
6. TENHA UMA META
É muito bom ter uma previsão de quando queremos finalizar aquela tarefa. Tendo o número de dias previsto, fica fácil sabermos colocar uma data pra finalizar a leitura, isso dará uma sensação de acompanhamento e rendimento muito maior.
Sabemos que imprevistos acontecem e aquela 1h de leitura dedicada pode não acontecer, e aí vem uma decisão sua! Você quer manter a meta? Então terá que compensar essa 1h pendente, diluindo nos dias seguintes ou acrescentando no dia atual. Pra você a meta é flexível? Então, sem problemas. Conte quantas páginas faltam, divida pelo rendimento diário e pronto, teremos uma nova meta.
7. CADA CASO É UM CASO
Isso não é uma receita de bolo, tampouco sou coaching literário (do jeito que as coisas estão, isso deve existir). Adapte essas dicas à sua realidade e necessidade!
Essa meta baseada em páginas diárias só funciona se a leitura não for uma obrigação. Se for o caso inverso, por exemplo, uma apostila ou livro da faculdade com uma data marcada pra finalizar, o caminho terá que ser outro. Você pode dividir uma meta diária de páginas pra atingir a data, mas saiba que nesse caso você terá que encontrar tempo no seu dia pra concluir, lembrando que é uma responsabilidade.
Divirta-se! Não faça da leitura um hábito cansativo. Tenha sempre em mente que você pode adaptar as coisas, seja criativo! Note que, pelas dicas, identificamos que depende muito mais de você saber sobre o estilo de vida pra conquistar as metas de leitura. Depois me conta se as coisas deram certo, ok?
Em breve temos nossa primeira obra literária avaliada por aqui. Fiquem ligados!!
Comments