Categoria nova do blog? Post novo! DINO GAMES!
Essa categoria não é pra tratar somente de jogos com dinossauros (mas também tratará sobre eles). Sempre fui um grande admirador de jogos. Impossível de esquecer a curiosidade e ansiedade de ter algum contato com o mega drive do meu irmão, raros os casos em que ele permitia que eu jogasse (se fosse eu, também não permitiria uma criança dessas mexer num valioso mega). Também tive contato com jogos de computador desde criança, e nessa época já tinham alguns emuladores. O computador também trouxe a possibilidade até de modificar jogos que eram lançados. Meu irmão e eu passamos muito tempo jogando uma versão de Mortal Kombat, quase fan made, com personagens novos e efeitos exclusivos. MK se tornaria uma das franquias mais amadas por mim devido a esse tempo. Na época, nem sabíamos o que viria a ser a Steam, e navegávamos no mundo estranho e divertido da internet pra encontrar essas diversões.
Não se engane meu caro leitor, eu não sou nenhum gamer. Sempre fui um admirador de jogos, mas não um super fã. Nunca gastei uma noite inteira jogando alguma coisa (mas já gastei partes de noites, o que aconteceria inclusive junto ao meu irmão, no futuro, com o saudoso Playstation 2). Aqueles PCs montados peça a peça super potentes pra rodar seus jogos favoritos? Não é meu caso. Fui ter meu primeiro console próprio por volta dos meus 12 anos, onde ter um Playstation 2 era um sonho de consumo. Ou seja, pulei várias gerações de consoles, inclusive nunca tive contato com um Playstation 1. Sempre tudo pareceu muito inacessível, mas os jogos do play 2 (desbloqueado, é claro) davam essa chance.
Anos depois de jogar os mesmos jogos de play 2 incansavelmente (God of War I e II que o digam, além dos vários jogos divertidíssimos da LEGO, todos piratex), minha vida de jovem adulto começou e, aos meus 21 anos e depois de MUITO trabalho e MUITA economia, pude comprar o Playstation 4. Honrando o salto de geração tão costumeiro, nunca nem toquei num Playstation 3, e o susto foi grande. O primeiro jogo do PS4 que coloquei pra rodar foi God of War (2018) e.. não foi amor à primeira vista. É difícil vir acostumado do play 2, com uma jogabilidade mais retilínea e mais travada, e ver um jogo cinematográfico, lotado de cenas somente para assistir e uma liberdade de ação gigantesca (e olha que, comparando com alguns jogos, a liberdade de ação de GOW nem é tão grande assim). Foi complexo entender pra onde os jogos estavam indo, numa direção muito mais voltada para a experiência do que para o desafio em si, ao menos essa era minha impressão.
Com o tempo, fui comprando muitos jogos remasterizados do PS3, e assim vendo as novidades de um modo menos agressivo. Aqui conheci vários amados, como The Last of Us, que futuramente teria sua sequência magnífica, e um dos meus favoritos, The Last of Us Part II, alvo de muitos prêmios. Os jogos da nova geração eram mais emocionais, tentando trazer algo além do que estourar botões. Mesmo assim, minha veia Hack N' Slash vive intacta, pois acredito que o gênero tem seu valor. Apesar disso, muitos jogos me provaram como a experiência de um jogo emocional e com roteiro afiado pode ser melhor do que MUITAS outras formas de entretenimento, assim como contar uma história.
Hoje meu consumo principal de jogos é pelo PS4. Essa máquina incrível realmente me proporciona vários momentos de diversão, não somente pelos jogos mas pelo sistema smart em si, e evoluí meus gostos por vários tipos de segmentos. Inclusive, frequentemente me desafio ao prazer de conhecer gêneros pelos quais sou resistente. Sempre tive um pavor gigantesco de qualquer jogo de terror, mesmo não tendo medo de filmes, por exemplo. Encarnar um personagem que enfrenta uma situação mortal de cunho realista nunca me pareceu atraente. Até jogar Resident Evil 7 Biohazard.. rsrs Quase me caguei, mas consegui fechar o jogo e tive um grande prazer.
Com a grande exploração dessa arte, meu gosto pelos jogos se diversificou, e espero poder trazer algumas impressões sobre esses instrumentos magníficos de diversão. Apesar de amar meu PS4, já estou paquerando as possibilidades do PS5 e evoluir ainda mais essas visões. Categoria fresquinha, Dino Games traz um pouco mais do que eu sou, dessa vez nesse mundo de experiências e desafios com seguidores exigentes e mercado estratosférico.
FIGHT!
Saudades do MK do PC com o Hydro!